Comandos Linux e seus significados
Sabemos que é muito dificil assimilar os comandos do Linux, porque são muitos. Os comandos parecem, que muitas vezes não fazerem sentido algum. Muitas vezes um amontoado de consoantes formando um comando curto. É importante que os comandos sejam curtos para facilitar a digitação. Mas esse encurtamento muitas vezes dificulta o entendimento.
Existe porém, uma estratégia para facilitar a memorização desses comandos, que é conhecendo o seu significado. Normalmente esses comando são expressões encurtadas. Conhecer o comando junto com o seu significado pode ajudar muito na hora de lembrá-los.
Tomemos como exemplo o comando `cd`. Ele serve para abrirmos um diretório. Mas qual a ligação dessas letras com o que ele faz? Essas letras são o encurtamento do seu significado. cd
Significa change directory (mudar de diretório). Agora faz muito mais sentido. `cd /home` vai significar que eu quero “muda para o diretorio home”.
Não seria melhor se o comando se chamasse changedirectory
? Imagine que você estevesse navegando entre os diretorios no seu terminal Linux, e sempre que fizesse isso, tivesse que escrever esse comando enorme! Aposto que você acharia muito irritante. O propósito desse encurtamento é justamente facilitar a operação do sistema.
Então vou trazer alguns comandos e seus significados:
cd
change directoryls
listpwd
print working directorychown
change ownerchroot
change rootchmod
change modemkdir
make directorymv
movecp
copyrm
removermdir
remove directoryln
linkssh
secury shellscp
secury copycat
concatenatedu
disc usagesudo
superuser douname
unix namewget
web get
Esses são apenas alguns dos comandos encurtados. Outros já trazem o significado no próprio comando como, history
, tail
, kill
, hostname
, useradd
, find
, touch
.
Experimente procurar saber o significado do comando, vai ajudar muito a não esquecer.